:: À procura do cão ideal ::

Você decidiu adquirir um cão. Parabéns!
Vai adquirir um amigo leal e amistoso e manter essa relação pelo menos uma década. Pode até ser um rafeiro, embora o seu carácter seja muito indeterminado. Talvez pense num cão de raça.
Vejamos os prós e os contras de algumas raças.
Agora, qual será o cão adequado à minha situação? Antes porém deve-se perguntar se : - Já teve cães anteriormente? - Vive em moradia ou apartamento? - Tem tempo para o passear? - Que idade têm as crianças? - Quanto tempo o cão vai passar só? - Tem tempo para cuidar do seu pêlo, ou pode pagar a um profissional para o fazer?
Estes factores têm de ser tomados em conta na escolha da raça de cão a adquirir. Existem cerca de 300 raças diferentes. Há de certeza uma adequada para si! Para o ajudar seleccionámos algumas para quem vive só, em família, ou já é idoso. Mas não esqueça que o carácter do cãozinho da raça que escolher depende muito da educação que lhe der!
AMIGOS PARA TODA A FAMÍLIA BASSET HOUND (20 a 40 kg). Resistente, temperamento estável, sociável e simpático. Originalmente serviam para caça e rastro. Inconvenientes: são teimosos, tendência a otites e infecções de pele. Largam cheiro característico.
BEARDED COLLIE (20 a 30 kg). Brincalhão, saltitão, curioso e leal. Originalmente serviam para guardar ovelhas. Inconvenientes: o pêlo embaraça com extrema facilidade, e necessita de escovagens diárias. BOXER (25 a 35 kg). Brincalhão, muito alegre e activo. Adora crianças. Necessita de exercício. Originalmente usado para guarda. Inconvenientes: larga pêlo, deve ser sociabilizado desde cachorro, pois facilmente provoca e agride outros cães. Alguns exemplares babam-se. COCKER SPANIEL (9 a 15 kg). Alegre, brincalhão, curioso e afectuoso. Originalmente era usado para caçar pequenas aves. Inconvenientes: atenção que alguns exemplares têm problemas temperamentais. Exige tosquias regulares e muitos cuidados com as orelhas, pois é propenso a otites. ROUGH COLLIE (22 A 30 kg). Paciente, amigável, afectuoso e dependente do dono. O pêlo não cria muitos nós e é fácil de cuidar. Não larga odor. Originalmente usado para guardar ovelhas. Inconveniente: embora o pêlo não caia tanto como outras raças de pêlo longo, uma vez por ano a queda é profusa, de uma só vez. DÁLMATA (22 a 35 kg). Activo, afectuoso, exuberante e leal. Originalmente usado para guarda e companhia de cavalos. Inconvenientes: tendência a ser alérgico ou surdo. Exige muito exercício e larga pêlo durante todo o ano. GOLDEN RETRIEVER (22 a 40 kg). Paciente, afectuoso, brincalhão, confiável. Era usado antigamente para caçar. Inconvenientes: tendência à obesidade caso não faça bastante exercício. Larga muito pêlo. Escovagem regular. TERRANOVA (55 a 75 kg). Sociável, corajoso, digno, excelente nadador. Originalmente usado para ajudar pescadores e resgatar pessoas da água. Inconvenientes: após nadar, é conveniente secar bem o pêlo para não cheirar mal. Estes cães geralmente adoram rebolar na porcaria! PUG (CARLINO) (7 a 9 kg). Brincalhão, amigável, adora colo embora seja muito digno. Serve exclusivamente para companhia. Inconvenientes: tendência enorme para a obesidade. Durante o tempo quente e húmido é comum terem dificuldades respiratórias em virtude do formato anatómico do focinho. É caro.
PROTECTORES LEAIS PARA QUEM VIVE SÓ
BULLDOG (20 a 30 kg), afectuoso, tenaz, apalhaçado e sociável. Originalmente usado para atrair touros. Inconvenientes: inúmeros problemas de saúde, inclusive dificuldades respiratórias. Pode ser agressivo para outros cães. É muito caro. DOBERMAN (30 a 42 kg). Atlético, afectuoso, protector e alerta. Originalmente usado para protecção e companhia. Inconvenientes: exigem muita atenção. Necessitam de bom treino e sociabilização precoce para evitarem ser demasiado agressivos. LABRADOR (27 a 40 kg). Exuberante, atlético, robusto e amigável. Originalmente utilizado para caçar e buscar caça da água. Inconvenientes: em cachorros adoram destruir coisas com a boca, e são muito apalhaçados. Necessitam de imenso exercício para evitar a obesidade e mantê-los ocupados. PINSCHER MINIATURA (4 a 5 kg). Cheio de vida, muito activo, curioso e atento. Originalmente usado para companhia e cão de guarda. Inconvenientes: frágeis, ladram muito, têm a mania que são muito fortes e desafiam imprudentemente cães muito maiores do que eles. PAPILLON (3 a 5 kg). Alerta, activo, adora brincar. Sempre foi usado apenas para companhia. Inconvenientes: frágil. Adora perseguir tudo o que se mexe. Necessita de escovagens regulares. ROTTWEILER (40 a 60 kg). Ávido, corajoso, cônscio do seu dever e leal. Originalmente usado para conduzir gado vacum. Inconvenientes: fundamental treino e sociabilização precoce a fim de evitar excessiva agressividade. Larga muito pêlo. HUSKY SIBERIANO (17 a 30 kg). Activo, entusiástico, adora o ar livre, independente. Não larga odor. Originalmente usado para puxar trenós. Inconvenientes: não pode passear sem trela, pois foge. Não serve para guarda. Uiva muito. Persegue e devora animais pequenos (gatos, aves de capoeira).
OS MAIS SOCIÁVEIS, PARA PESSOAS IDOSAS
CHIHUAHUA (menos de 3 kg). Atrevido, activo, brincalhão, afectuoso e longevo. Só serve para companhia. Inconvenientes: frágeis, suportam mal o frio. TECKEL (miniatura 4 a 5 kg, standard 6 a 14 kg). Alerta, brincalhão, leal e provocador. Inconvenientes: susceptível a problemas ao nível da coluna e medula espinhal. Pode provocar cães muito maiores que ele. BOULEDOGUE FRANCÊS (10 a 14 kg). Robusto, leal, bom temperamento, e afectuoso. Só para companhia. Inconvenientes: É comum sofrer de dificuldades respiratórias. Intolerante ao frio. Muito caro. CANICHE ANÃO (4 a 8 kg). Activo, gracioso, adaptável, inteligente e brincalhão. Não larga pêlo. Inconvenientes: alguns exemplares são um pouco agressivos. Necessitam de ser tosquiados pelo menos 3 vezes por ano. Propensos a otites. LULU DA POMERÂNIA (1,5 a 4,5 kg) Alerta, sociável e atrevido. Originalmente usado para pastoreio e companhia. Inconvenientes: frágil. Ladra muito. O pêlo exige escovagens e cuidados regulares para não criar nós. SHIH TZU (4,5 A 8 kg). Amigável, esperto e adorável, às vezes um pouco refilão. Inconvenientes: suporta mal o calor. Exige muitos cuidados com o pêlo que se embaraça com muita facilidade.

in Arca de Noé