:: Dar banho ao seu cão ::

A tarefa de dar banho ao seu cão é bastante importante pois permite-lhe, não só ficar com um melhor aspecto físico como também evitar a proliferação de eventuais parasitas.

Relativamente à frequência de banhos as opiniões variam bastante entre os especialistas. Podemos concluir que, um cão em condições normais, não deve tomar banho mais de três ou quatro vezes por ano. Banhos excessivos podem ser prejudiciais uma vez que estes destroem o filtro de protecção do pêlo.


E quando o cão se suja na terra durante os seus passeios e brincadeiras?
Neste casos será suficiente um duche rápido com água morna e sem qualquer tipo de champô. Lembre-se que a água é o melhor elemento para lavar. Não submeta o pêlo do seu cão a champôs sem que isso seja realmente necessário.
Como dar banho
A forma mais indicada de dar banho ao cão é ao ar livre, apenas em caso de extrema necessidade deve usar a sua casa de banho. Desta forma, poupará a sua casa e obviamente terá mais espaço tanto para o cão como para si. Para um banho completo coloque o cão num alguidar, molhe totalmente o seu pêlo e espalhe champô (pode usar um champô suave para bebé ou, melhor ainda, um próprio para cães; outros produtos podem provocar irritações).
Depois de esfregar e massajar bem, retire todo o champô com muita água limpa. Deixe sempre o seu cão sacudir livremente a água (recomendamos o uso de um avental grande!).
Seque o cão com uma toalha ou com um secador eléctrico (habitue-o a este electrodoméstico pois pode vir a ser-lhe bem útil, tenha sempre cuidado para evitar queimaduras).

in Arca de Noé